A emoção começa na voz de Maria Antônia Mendes Rios. Aos 13 anos, ela é uma das seis solistas do coral da Casa Anjos Voluntários, em Caxias. Há oito meses no grupo, ganhou a responsabilidade de abrir sozinha, só com a voz, sem qualquer sonoridade junto, a música que significa para eles muito mais do que a vitória no Projeto Recria Fazendo Arte-Educação. A canção, que o Pioneiro escolheu para transmitir uma mensagem de fim de ano, é uma demonstração de corações abertos pedindo o fim do preconceito, uma realidade que eles conhecem muito bem.

“Veja meus olhos / eles não têm a mesma cor que os seus / Teus pensamentos / Às vezes não combinam com os meus / Se temos diferenças / A natureza quis assim / Mas o mesmo sol / Que te aquece / Também aquece a mim”, canta Maria Antônia. Em seguida, entra a melodia composta pelo professor de música da Anjos, Aldren Ferreira, e as demais vozes do coral para dar sequência a uma música que realmente emociona. São 145 crianças e adolescentes, com idades que variam entre seis e 16 anos, beneficiadas por atividades no turno inverso da escola. O coral é uma delas, reúne 40 integrantes e existe há cinco anos.

– Aqui na Anjos, atendemos 12 bairros e estamos conseguindo encaminhar quem chega aos 16 anos e precisa sair da Casa. Muitos são colocados em cursos técnicos e de lá vão direto para o mercado de trabalho – conta a presidente da Casa Anjos Voluntários, Isamar Damin Ordovás Sartori.

Mas para comemorar esses resultados, é preciso trabalho e colaboração da comunidade. Aldren, por exemplo, é contratado pela Casa para dar aulas de música. Ele tem 39 anos de vida e 30 de experiência musical. Há 10 meses, transfere um pouco de todo esse conhecimento para os integrantes do coral.

– Eu não sou um ditador, trabalho junto com eles. Sobre essa música, primeiro escolhemos o tema, o bullying, que faz parte da vida deles. Aí pedi que cada um pensasse em uma frase. Eu fiz as rimas e a composição, a letra foi escrita junto com eles. O resultado é uma música em que eles abrem o coração – relata Aldren.

Tanto ele quando Isamar confirmam: essa canção diz muito sobre o que essas crianças e adolescentes vivem no seu dia a dia. E é por um 2014 com menos preconceito e mais igualdade que o Pioneiro pede nesta reportagem e nos vídeos que gravou na Anjos. Acesse o pioneiro.com, cante e emocione-se conosco. Quem em 2014, os últimos versos da letra composta pelos integrantes do coral sejam uma realidade: “Tudo isso passou / Não preciso mais ficar calado / O preconceito e o medo / Desde hoje fazem parte do passado.

“Eu fiz as rimas e a composição,
a letra foi escrita junto com eles.
O resultado é uma música em que
eles abrem o coração”

Aldren Ferreira, professor de música do coral.

 

Fonte: Jornal Pioneiro

http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/geral/cidades/pagina/coral-anjos-voluntarios.html